Viver uma rotina diária com o foco na escassez e na falta porque os compromissos financeiros entram, de rompante, dentro de casa, em forma de carta ou de aviso de cobrança, na caixa do correio eletrónico, faz com que a atenção permaneça na falta, na miséria, na dor e na perda.
Quando a mente fica focada no problema, não consegue encontrar caminhos neurais para a solução. É uma ratoeira que existe dentro da cabeça e que apanha todos os pensamentos maus que, são atraídos pela dor emocional que o coração emana. Então a mente e o coração estão alinhados, porém, na frequência errada e emitem um sinal eletromagnético negativo, deprimente, de ingratidão e de tristeza. Quanto mais emanamos esta energia, mais pensamentos negativos são produzidos e, mais vezes, somos apanhados na ratoeira da dor.
Eu diria que esta é uma das situações mais desafiantes na vida de um humano. Como posso pensar positivo, se tudo em mim está negativo? Como vibrar na abundância se vivo na miséria? como emitir uma frequência de prosperidade, se eu sou a personificação da falta? Perguntas pertinentes para as quais as respostas são mais complexas do que o expectável, porém perfeitamente entendíveis quando acedemos um nível de consciência superior. Enquanto não acedemos a este conhecimento, a sensação de impotência cresce, a cada amanhecer, e a vontade de desaparecer inunda toda a mente desalinhando-a de qualquer propósito ou possível solução.
Parece inverosímil SER pobre, fazer contas minuciosas para esticar o dinheiro como se fosse uma pastilha elástica, na boca de uma criança que, com simplicidade e inocência, agarra-a e, divertidamente, a estica para fora da boca. Assim, são os adultos, muito menos divertidos, numa dança frenética com os números, nas pontas dos dedos, com a calculadora, ao lado, a fazer as mais incríveis contas, a ver onde podem esticar alguns euros. E, enquanto o foco for este, o dinheiro nunca surgirá e os clichés dos antigos tomam vida: “eu sou o que eu tenho” ou “só serei feliz quando tiver dinheiro” ou ainda “eu sou um falhado”.
Estes pensamentos interferem na materialização do sonho porque consomem toda a energia e criam, uma parede invisível entre o que desejam, o que produzem e o que anseiam. O alinhamento tem de ser perfeito e, a reprogramação da mente é um processo indispensável, na obtenção de resultados de empoderamento sem dinheiro (numa primeira fase) porque depois, o dinheiro é uma consequência de uma frequência vibracional alta, e logo que haja o alinhamento, é fácil de aceder a esta vibração de abundância.
Deixem-me, então, vos dizer queridos leitores, que esta visão fechada e centrada na perda não é a certa, na incessante viagem da vida, a corrida não pode ser em direção ao dinheiro porque se, assim for, nunca encontrarão o pote de ouro, no fim do arco-íris. E, porquê? Porque a dor é impeditiva do crescimento, da evolução e do crescimento interior. Nunca serão capazes de atingir outras frequências mais elevadas que vos levarão à abundância. Aprender a navegar por esses desafios e cultivar uma mentalidade positiva e empoderada permitirá alcançar a prosperidade e a felicidade, mesmo num cenário de vida escassa.
O segredo está em como o leitor escolhe percecionar a sua realidade e na capacidade que possui de moldá-la de dentro para fora, ou seja, a forma como olha para os problemas, vai, indiscutivelmente, definir o comportamento, relativamente, às soluções que poderão nascer dentro da cabeça.
Se expandir a mente, desfocar-se do problema e focar-se na solução, as ideias irão começar, magicamente, a surgirem no universo mental. O que pensa transforma-se em onda e fica armazenado no Universo. Emiti uma intenção plausível para a Fonte e, se mantiver esse pensamento ativo irá sentir-se muito feliz.
Interrompam a leitura por uns breves momentos (vão buscar uma folha e um lápis e vamos fazer um exercício prático para desbravar um caminho neural.
- Escrevam três coisas pelas quais são gratos e depois expliquem hierarquicamente a importância dessas três referências e por fim, expliquem como se sentiriam se perdessem uma dessas três coisas.
- Se pudessem colocar um preço, às três coisas. Qual seria?
- Estariam dispostos a vender?
Acredito que tenham feito uma lista de coisas que dinheiro nenhum no mundo pode comprar. Certo? Os filhos? Venderiam? Um órgão? Uma retina? Então, reflitam comigo. Se há coisas, pessoas, objetos que possuem que não venderiam por nenhum dinheiro é porque são valiosos para vós. Sintam-se ricos, muito ricos porque há pessoas milionárias que provavelmente pagariam milhões para ter um filho, para verem, para andarem, para serem amados e provavelmente, têm isto sem se sentirem, minimamente, gratos, como se fosse uma garantia vitalícia, mas não é! Esta é a primeira tomada de consciência.
Agora, reflitam, novamente, sobre o vosso estado emocional. Como se sentem agora? Mais conscientes, mais felizes com o que têm? Ou ainda com a sensação de que “sim, tenho tudo isto, mas não posso pagar as contas”? Escrevam as respostas. Autoanalisem-se. O autoconhecimento nasce da perceção consciente da forma como pensamos, reagimos, agimos relativamente a tudo o que nos rodeia. A abundância está na completude, no sentimento de gratidão e de prosperidade que estão dentro de cada um de nós.
Este é o segredo. Quando o leitor entender que o SER vem antes do Ter , o mindset altera-se e outros caminhos neurais nascem na mente criando, promovendo e desenvolvendo a prosperidade financeira.
Muitas pessoas vivem com um sabotador interno que lhes grita ao ouvido que a felicidade, a abundância e o sucesso só serão possíveis quando as condições externas às suas vidas mudarem – ou seja, quando as dívidas forem pagas, quando a carreira for mais próspera, quando puderem viajar, quando tiverem uma casa maior ou quando o dinheiro começar a fluir. Aqui o crescimento é apenas material. Mas o ser humano tem outros pilares para além do material.
Para haver harmonia financeira todos os pilares têm de estar alinhados:
- o mental;
- o emocional;
- o físico (corpo);
- o espiritual;
- o energético
No entanto, a verdadeira transformação começa com uma mudança interna. Para ser próspero, abundante e feliz, é necessário, primeiramente, SER próspero, abundante e feliz na essência, antes de qualquer resultado externo. Isso pode parecer paradoxal, mas, na realidade, é uma questão de mentalidade e de perceção.
Se sentirem que são limitados pelas circunstâncias, essas limitações irão se refletir na vossa experiência de vida. Porém, se tiverem o discernimento, a sabedoria e as ferramentas certas para alterar a forma como pensam, conseguem mudar o vosso mundo interior e o mundo à vossa volta porque vão experienciar os eventos, gerir as situações de outra maneira, mais inteligente e profunda que, vos irá permitir reescrever a vossa história sob outra luz mais intensa e envolvente, e com uma visão positiva sobre o problema. Isso envolve olhar para os desafios financeiros não como um dilema, mas como uma oportunidade de crescimento e de aprendizagem.
O simples ato de sentir gratidão pelas pequenas vitórias diárias, como ser capaz de andar, de ver, de ouvir, de sentir, de pensar e, de estarem vivos pode ser um grande primeiro passo neste processo de autodesenvolvimento. Há técnicas e ferramentas de reprogramação mental que ajudam a criar os caminhos neurais necessários para atingir a prosperidade.
A Neuroplasticidade é a ciência que ajuda a reprogramar a mente para o sucesso. Não importa qual é o significado de sucesso para o leitor. Primeiramente é preciso compreender o que é a neuroplasticidade e de uma forma muito simples e sucinta, é a capacidade do cérebro de se reorganizar através de novas conexões neurais e adaptar-se às variadas experiências, ao longo da vida. Por outras palavras, o cérebro não é uma estrutura fixa porque está em constante transformação, recebe sempre muitos estímulos, numa base diária. Isso significa que, ao longo do tempo, podem mudar os padrões de pensamento, as reações emocionais e as crenças que fazem parte do mundo interno.
Para o leitor que está a viver uma fase difícil financeiramente, este conhecimento, oferece uma prática para superar a mentalidade de escassez e desenvolver uma mentalidade de abundância. Ao praticar a gratidão, a visualização de metas positivas, a meditação e a afirmação de pensamentos construtivos, podem criar novos caminhos neurais que reforçam a ideia de que são, capazes de prosperar, independentemente dos fatores externos.
Uma outra possibilidade é mudar a relação com o dinheiro, lidar com os medos e serem conscientes como interpretam os desafios. A repetição destes pensamentos e dos comportamentos permite ao cérebro criar conexões, tornando mais fácil descobrir novos estados emocionais e neurais positivos.
Ainda relativamente ao empoderamento sem dinheiro, a física quântica que é um campo da ciência que ensina que, ao nível subatômico, a realidade não é nem fixa nem inflexível, mas é uma dinâmica ativa e fluida alterando a conceção do fenómeno chamado VIDA. O que percecionam como “realidade” é uma interação complexa de partículas que são influenciadas pela observação direta e pelas vossas intenções. Embora este conceito seja pouco abordado numa base diária facto é que o conhecimento desta matéria permite um profundo entendimento sobre o funcionamento dos pensamentos e das emoções podendo alterar, completamente, a experiência de vida humana.
Ao modificarem a perceção daquilo que estão a vivenciar alteram também os pensamentos que estão associados a essa experiência. A consciência de que a realidade externa é um reflexo da vossa realidade interna mostra que, ao alterarem a energia, as intenções e as crenças, atraem para as vossas vidas novas oportunidades, novos caminhos de prosperidade e novas formas de bem-estar.
Por fim, para que um ser humano se sinta empoderado e abundante quando vive com sentimentos de escassez financeiras e emocionais, é fundamental cultivar uma mentalidade de crescimento e de infinitas possibilidades. Isso significa que é crucial reestruturar o pensamento e mudar o foco. Explico: Em vez de centrar o foco no que não tem, na falta, na escassez, na pobreza, colocar a atenção nas pequenas ações que podem ser tomadas para mudar esta realidade. Deste modo, a mente deixa de pensar em escassez, mas nas imensas probabilidades que existem para alterar a realidade. O pensamento proativo vai fluir criando caminhos alternativos, permitindo que novas ideias surjam como: 1) o que posso fazer para ter mais uma entrada de dinheiro? Quais são as minhas aptidões? O que sei fazer? Tenho alguma aptidão desportiva? Posso usá-la? Alguma aptidão para as artes? Posso desenvolver trabalhos artesanais? Sou jovem, posso estudar sobre gestão financeira? Posso fazer formação para aprender a gerir as minhas crenças, as minhas emoções e obter ferramentas para o desenvolvimento de uma mente fértil? Posso conseguir um plano de pagamento? Posso negociar o pagamento no investimento da minha formação? Posso assistir a palestras grátis? O que posso fazer para além de ficar sentada no sofá, no escuro a culpar o mundo pelas minhas desgraças pessoais!?
É preciso um método organizado para estabelecer objetivos a curto e a longo prazo, e, talvez o mais importante, é cuidar da saúde mental e emocional e adquirir as ferramentas de empoderamento para criar a abundância que anseia.
Agende uma sessão estratégica de 30 minutos para analisarmos se eu posso ser a pessoa certa para o/a orientar a sair do Ponto A até ao Ponto B onde está a vida próspera que anseia.
Aceda ao link para agendar a sua Sessão Gratuita comigo.